segunda-feira, 1 de junho de 2009

5 de Junho

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia
1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio
Leia o texto a seguir, reflita, pesquise sobre o tema e comente. Sua contribuição é de suma importância neste diálogo.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Você já parou para pensar no que significa a palavra "progresso"? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas, cidades, máquinas e muitas outras coisas que ainda estão por vir e que não conseguimos nem ao menos imaginar. Algumas partes desse processo todo são muito boas, pois melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicação, saúde, etc. Mas agora pense só: será que tudo isso de bom não tem nenhum preço? Será que para ter toda essa facilidade de vida nós, humanos, não pagamos nada? Você já ouviu alguém dizer que para tudo na vida existe um preço? Pois é, nesse caso não é diferente. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destruído o planeta Terra e a Natureza. Um estudioso do assunto disse uma vez que é mais difícil o mundo acabar devido a uma guerra nuclear ou a uma invasão extraterrestre (ou uma outra catástrofe qualquer) do que acabar pela destruição que nós, humanos, estamos provocando em nosso planeta. Você acha que isso tudo é um exagero? Então vamos trocar algumas idéias.
E o Desenvolvimento Sustentável? O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. As pessoas que trabalharam na Agenda 21 escreveram a seguinte frase: "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades". Ficou confuso com tudo isso? Então calma, vamos por partes. Essa frase toda pode ser resumida em poucas e simples palavras: desenvolver em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com as suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condições de sobrevivência). Será que dá para fazer isso? Será que é possível conciliar tanto progresso e tecnologia com um ambiente saudável?
Acredita-se que isso tudo seja possível, através da prática do Desenvolvimento Sustentável, que pode ser definido como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social".
O Desenvolvimento Sustentável tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas:
1. A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc);
2.A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
3. A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
4. A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio etc);
5. A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios);
6. A efetivação dos programas educativos.
(Texto: Marina Ceccato Mendes - Adaptado)
Agora é com você! Dê sua contribuição:

33 comentários:

  1. O desenvolvimento sustentável depente do planejamento e do reconhecimento,que os recursos naturais sa finitos.
    Ganhar dinheiro e preservar o meeio ambiente custa caro,mas com o avanço tecnológico já deveriam existir medidas eficases para solucionar esse problema(ambiental).
    No mundoo de hoje as coisas acontecem muito rápido,e nós,deixamos os problemas ambientais passarem despercebidos.Muitas pessoas pensam que não jogar lixo na rua,e separa o lixo é sufiente para resolver o problema,isso ajuda,mas não é tudo.
    O que falta é consciência,pois com a preservação do meio ambiente,teremos consequentemente a preservação da espécie.
    A preservação é um conjunto de medidas que deve ser adotada por todos,para garantir o futuro de nosso planeta para as novas gerações.


    Mobilize - se


    By:LalaH-1º ano-matutino

    ResponderExcluir
  2. Viver o presente sem destruir o futuro. Essa é a grande mensagem! Afinal, o progresso deve ser sustentável para que as futuras gerações não paguem o preço pelas nossas atitudes atuais.
    Bjão, Ianara Lopes.
    3º ano da Cooperativa de Santo Amaro.

    ResponderExcluir
  3. Parece que o ser humano não tem conhecimento de que o uso inconsciente dos recursos naturais levarão ao seu fim, e que quando isso ocorrer custará milhares de anos para recupera-los novamente. E para resolver essa situação o ser humano deve reconhecer os seus erros, e tentar concerta-los, pois quanto mais tarde isso acontecer, mais o nosso planeta pagará!
    Iúlia Reis - 2º ano

    ResponderExcluir
  4. O desenvolvimento sustentavel eo desenvolvimento capaz de suprir as necessidades das novas gerações,sem comprometer as necessidades das futuras gerações.É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    Para ser alcançado,o desenvolvimento sustentavel depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico,que leva em conta o meio ambiente.
    Muitas vezes,o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico,que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentavel,pois leva ao esgotamento dos recursos naturais do qual a humanidade depende.Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais do país.Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica,como o próprio crescimento econômico.O desenvolvimento sustentavel sugere,de fato,qualidade em vez de quantidade,com a redução do uso de materias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

    ResponderExcluir
  5. É de extrema importância esse assunto, pois com base no desenvolvimento atual, que apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros, foi ESTABELECIDO um sistema que não agride o meio ambiente não prejudicando o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro. Porém, vale ressaltar aos coleguinhas da COOPESA que torna-se necessário a CONSCIENTIZAÇÃO, e por consequência a COLABORAÇÃO de todos perante esse trabalho progressivo.

    POR: Hélio Júnior (2°ano do Ensino Médio)

    ResponderExcluir
  6. Os avanços tecnológicos tem trazido grandes beneficios aos seres humanos como a rapidez na comunicação, na transmissão de informações, na seúde e etc.O grande problema no entanto são as consequências trazidas pela forma inadequada na realizaçõa do progresso que tem degradado cada vez mais o meio ambiente.
    Em 1987 a ONU definiu o desenvolvimento
    sestentavel cuja meta era aliar o crescimento econômico a proteção do ambiente, propõe uma exploração que satisfaça as necessidades da população e respeite os limites da natureza.
    Somente nas últimas décadas a humani9dade acordou para oe problemas ambientas o que resta agora tentar amenizae utilizando pr´áticas corretas como a expolração de forma racional.
    Ana Paula- 1° ano

    ResponderExcluir
  7. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
    Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

    Ingrid Nogueira - 1° ano

    ResponderExcluir
  8. é um conjunto de processos e atitudes que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades.Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

    ResponderExcluir
  9. Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

    ResponderExcluir
  10. Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros.

    ResponderExcluir
  11. O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.

    ResponderExcluir
  12. A impressão que se tem é a de que o ser humano ainda não aprendeu que o meio ambiente é muito mais do que se pensa, e é de suma importância para a vida humana. Problemas como a poluição de rios, desmatamento, queimadas e muitos outros, são descutidos mas não solucionados... Por que séra que apesar de existirem projetos e campanhas favoráveis ao meio ambiente, as coisas não mudam nem ao menos melhoram. Concordo com meu colega Hélio quando ele diz q é preciso CONSCIENTIZAÇÃO!!!! Então galera, para que ocorra o desenvolvimento sustentável, nós temos que fazer a nossa parte!!!!!

    Helena Carla
    2º ano

    ResponderExcluir
  13. Como acontece todos os anos dia 5 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente ,data super importante para a conservação da natureza .A preocupaçao com a conservação vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas,que tem causado vários problemas de degradação ambiental podendo comprometer toda vida do planeta
    O que precisa ser feito não são apenas projetos precisa haver ação providencias precisam ser tomadas esta em julgo a vida de todas as pessoas e muitas delas nem pensam em fazer sua parte

    ResponderExcluir
  14. O chamado desnvolvimento sustentavel é um grande desafio para os países e o mundo.
    A preocupação com o meio ambiente levou o mundo a pensar maneiras de evitar futuros problemas.
    O desenvolvimento sustentavel é aquele que busca resolver as nossas necessidades melhorando a qualidade de vida da população e respoeitando o nosso ecossistema, por isso um novo padrão de vida deve ser adotado, coisas simples como diminuir o gasto de água, de energiia, diminuir o lixo e utilizar bastante a reciclagem e outra coisas.
    O ser humano durante a sua vida ja passou por muitas etapas e hoje para garantimos uma vida mnelhor no futuro todos nos deveremos passa um por processo positivo de conscientização mundial e principalmente utilizarmos os produtos baseados em desenvolvimento sustentavel.
    " Tu não tens de prever o futuro,mais sim de o permiti" (Antonie de Saint Exupéry )

    geane 1º ano

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A preocupação com o meio ambiente e com as novas gerações levou o mundo a pensar em maneiras de evitar futuros problemas. Este conceito é chamado de Desenvolvimento Sustentável.
    Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
    O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo com a necessidade que temos de evoluir economicamente devemos ter a responsabilidade e consciência que devemos preservar o que é nosso, nada nos impede de construir empresas e de evoluirmos mas junto com essa evolução tem que vim também a preservação.Existe o lado bom de nós progrerdirmos? Sim existe. Mas só por que existe lado positivo não vai existir negativo? Vai existir sim, e esse lado negativo acaba nos afetando ecologicamente e não só os seres humanos não, é ao Planeta Terra em geral.
    Tudo que conquistamos na vida é através de esforços e esses esforços sempre tem um preço, e na maioria das vezes os preços que pagamos por causa da falta de consciência do homem é um preço muito caro pois acaba nos afetando querendo ou não.
    Precisamos saber nos desenvolver economicamente, precisamos também saber usar as nossas riquezas naturais sem exagero, devemos usar com consciência para que no futuro haja algo que nos ajude a mantermos vivos.
    Tudo bem que precisamos crescer e nos desenvolver economicamente mas temos que fazer isso com consciência.

    Tenha essa consciência de preservar a natureza pois ela é de todos nós e sem ela não viveremos.

    Se você reparar a palavra ou frase que mas tem nesse texto é USAR COM CONSCIÊNCIA; CONSCIÊNCIA pois é, a palavra chave é CONSCIÊNCIA tenha isso em mente.



    by: Lorena de Jesus
    1º ano Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  18. O desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro,ele não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.
    Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.

    ResponderExcluir
  19. A sociedade esta usando dos recurssos naturais de maneira inadequada, isso em pro de seu proprio conforto,podendo causa um total esgotamento desses recurssos isso porque os seres humanos não percebe que destruindo ele esta sendo tambem prejudicado, essa situação vem ocorrendo durante toda a historia, isso tudo reflexo do mundo capitalista que vivemos. A natureza precisa de soluções urgentes diante de tanta poluição e os seres humanos precisa de mais conciencia.

    Raul.
    2 ano cooperativa.

    ResponderExcluir
  20. Devemos usar os recursos naturais mas sem destruir nosso meio ambiente , é isso que o desenvolvimento sustental nos traz , devemos usar o necessario para suprir nossas necessidades , mas fazer isso sem destruir o meio ambiente é dificil , pois nem todas as pessoas tem a consciencia de que devemos preservar o meio ambiente e não se preocupam com isso , por isso devemos alertar e ajudar as pessoas a perceber e ter consciencia de como preservar o meio ambiente pode ser bom para nós , se todos cooperarem e ajudarem concerteza conseguiriamos preservar o meio ambiente e fazer desse um mundo melhor ;)

    Nathalia Mantone
    1º ano Cooperativa.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Tudo que vem de novo trás conseqüências hoje ou futuramente toda ação vai ter sua reação.
    E de todo as ações humanas o meia ambiente é o mas afetado , o homem tem que aprender a utilizar os recursos do meio ambiente sem exagero , só o necessário. Mas temos q ajudarmos de varias formas como só comprar madeiras legalizadas pois tem muitas extrações de madeira ilegal ,comprar produtos que não afete o meio ambiente.

    Temos que mudar nossos hábitos para tentar garantir um bom futuro proa nossos filhos ...

    Alvaro 1º Cooperativa

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave: 1- o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade; 2- a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.

    Jesse 3º ano

    ResponderExcluir
  25. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

    ResponderExcluir
  26. O progresso material favorece principalmente o desenvolvimento da economia. Entretanto, o conceito e a prática de sustentabilidade são deixados de lado. O que acontece de fato, é que a situação do planeta está ficando caótica, os problemas constantes e as políticas de combate não oferecem resistência. De nada adianta fiscalização, ONGs... Se não houver conscientização. São pequenas ações que fazem grandes diferenças

    ResponderExcluir
  27. O progresso material favorece principalmente o desenvolvimento da economia. Entretanto, o conceito e a prática de sustentabilidade são deixados de lado. O que acontece de fato, é que a situação do planeta está ficando caótica, os problemas constantes e as políticas de combate não oferecem resistência. De nada adianta fiscalização, ONGs... Se não houver conscientização. São pequenas ações que fazem grandes diferenças.

    ResponderExcluir
  28. O ser humano, ao longo da sua existência na terra, passou por diversos estágios de evolução. Contudo, hoje, para a garantia de vida futura, a evolução necessária é a conscientização mundial rumo ao consumo e produção baseada no desenvolvimento sustentável. Um novo estilo de vida deve ser adotado e o consumismo diminuído. Água, energia, combustível, entre outros, devem ser poupados. O lixo deverá ser diminuído, uma vez que a reciclagem apenas remedia os danos de muitos desperdícioso. Desenvolvimento sustentável é o único caminho para a sobrevivência e permanência de vida na terra e, para tanto, medidas urgentes e globais devem ser consideradas e implantadas. A começar pela garantia da disponibilidade de recursos naturais, respeito dos limites da biosfera para absorção de resíduos e poluição, bem como a redução da pobreza em nível mundial. O tempo é curto e a corrida há de ser disparada com ações estratégicas imediatas.

    by:Anny Marques 3° ano'O Cooperativa

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Desenvolvimento sustentável é um assunto que vem sendo bastante repercutido nos últimos tempos. A preocupação com o meio ambiente e com as gerações futuras geram discussões e pensamentos sobre como podemos evitar mais tragédias ambientais. Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro.

    by:Prsicila Pinheiro 3° ano Cooperativa

    ResponderExcluir
  31. Flora

    naihara gostei muito dessa postagem sobre o desenvolvimento sustentavel apesar dele não agride o meio ambiente de uma maneira que nao prejudica o meio ambiente,apesar de trazer melhoras a população,trouxe inumeros desequílibrios ambientais como aquecimento global,o efeito estufa,poluição,extinção da fauna e da flora enfim o desenvolvimento tem que ser analisado de uma forma revolucionária que exija uma adptação rápida e uma medida evolutiva!Desenvolver sem agredir o meio
    ambiente.

    ResponderExcluir
  32. Jéssica
    O desenvolvimento sustentavél é algo necessário para a preservação do planeta.
    Caso essas metas citadas no texto sobre Desenvolvimento sustentável sejam seguidas por todos, é possivél que tenhamos um planeta melhor.
    As gerações futuras necessitarão de um planeta ecologicamente equilibrado. Esse equilibrio acontecerá a partir da tomada de consciência dos cidadãos, de que só através da redução, reutilização, reciclagem e do consumo consciente teremos um planeta com chance de sobrevivência.



    Jéssica Daniele
    1° ano

    ResponderExcluir
  33. Rian
    O Desenvolvimento Sustentavel é algo muito necessário para a mudança e a preservação do nosso planeta.
    Esse texto reflete muito nós seres humanos porque como no texto é citados esses metais sobre o desenvolvimento sustentavel sejam cumprida por todos,é possivel ter o planeta bem melhor!
    O Futuro necessitará de um mundo muito equilibrado e bem preservado.Esse equilibrio pode acontecer se nós reciclarmos e reduzimos o nosso consumo exagerado.
    A preservação é um conjunto de medidas que tem que ser adotadas ao mundo todo,para garantir o futuro de nossas geraçoes e do nosso planeta.
    Temos que fazer contribuir e passar nosso conheçimento para outras pessoas assim seremos digno de respeito pelo nosso planeta!

    Por isso Preserve
    Por isso Conserve
    Quem sabe um dia todos nós estaremos vivendo ne um planeta sem poluição!

    Rian 1°Ano Ensino Medio

    ResponderExcluir