quarta-feira, 29 de abril de 2009

Diagnóstico Ambiental em Santo Amaro/BA

A cidade de Santo Amaro além de ser berço cultural, terra de tradições do Recôncavo baiano, dispõe de cenários naturais capazes de deslumbrar os olhos humano, como a cachoeira de Zé Regadas em Oliveira dos Campinhos, a Cachoeira da Vitória, do Roncador, do Urubu, a vegetação de Mata Atlântica, os ecossistemas marinhos e de manguezal, etc. Em contraposição a estas deslumbrantes paisagens sofremos também com alguns problemas ambientais como a poluição do Rio Subaé, a contaminação por chumbo, o desmatamento de algumas áreas, o mal aproveitamento do lixo , dentre outros. Por isso, a Escola Cooperativa de Santo Amaro, visando desenvolver uma prática pedagógica inovadora, voltada a formação integral dos educandos realizou o projeto interdisciplinar de diagnóstico ambiental em Santo Amaro com o objetivo de produzir um documentário e estimular o conhecimento, reflexão e discussão dos alunos para esta temática. Segue fotos do prazeroso trabalho.

Equipe organizadora

Departamento de Educação Ambiental - UEFS

Todos atentos às orientações.

Líquens

Caminhando em direção à Cachoeira do Roncador - Pedras/BA

Com ajuda a gente chega lá

Tornando a descida segura

Cachoeira do Uurubu - Santo Amaro/BA

Muita emõção pra passar no pontilhão

"Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado" - Constituição Federal de 1988

Cachoeira do Roncador - Pedras/BA.

16 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. São de iniciativas como estas que Santo Amaro precisa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Professora ! Ameeei o blog! E esse passeio foi muito legal, pois podemos ver tudo o que aprendemos em sala de aula ao vivo. Como vimos os linques, os tipos de plantas, arvores,a cachoeira que é muito bela e outras coisas.
    E o passeio da UEFS podemos observar os aparelhos para medir a temperatura, e outros que estudamos em geografia e vimos como eles fazem a reciclagem,foi muito bom! Serviu muito pro nosso aprendizado! Espero que tenha outros passeios ;D beeeijOs *-*

    ResponderExcluir
  4. nahiara,agradeço por estas oportunidades,q vc nos deu junto com parceiros(profesores)unidos,para demonstrar q devemos consevar o nosso bem maior(ambiente)...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi nahira eh lorena frança do primeiro ano e adorei esse blog
    e adorei o passeio dos alunos do ano passado porque eu acho uma grande oportunidade e eum grande lazer em estar em contato do meio ambiente do meio em que vivemos eh isso.. ta dado meu recado

    ResponderExcluir
  6. Naihara, atéw hoje a gente espera o documentário pronto! Ah, vou mostrar o endeço an uma tia minha que é Biologa! Tá massa viu?
    PS: ainda bem que não tem foto nenhuma minha!

    ResponderExcluir
  7. Michel

    é néh nayara...tmbm tou esperando o documentário pronto...ahh e vlw pela oportunidade é sempre bom conhecer na prática...

    ResponderExcluir
  8. Também estou esperando o documentário pronto... Adorei realizar esse estudo de campo, me enriqueceu muito!!! E que venham as próximas viagens!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aew Naihara, gostei de ver! Ficou legal as fotos, mas conhecer esses lugares foi melhor ainda. Ver de perto todo o ecossistema e tudo que aprendemos dentro da sala de aula. Esse tipo de atividade devia ser realizada mais vezes, assim aprender na prática o que já conhecemos na teoria. Bjãão, Ianara Lopes.

    ResponderExcluir
  11. aew NAIHARA....parabens pelo BLOG...tah massa...gostaria de dizer q essa viagem foi muito massa...qeremos outras...pois é sempre bom conhecer melhor a natureza de perto...saindo da sala de aula e fazer na pratica...!!! bjãoo RICARDO JESSÉ (TRAKINNO...CANÁRIO)

    ResponderExcluir
  12. Dias maravilhosos estes em que formos para a cachoeira do urubu e do roncador, bem que fiquei morrendo de medo, quase ñ chegava viva, mais aprendi muito.E concerteza vai ser uma esperiencia que vou guardar pra toda vida!
    grande bjo

    ResponderExcluir
  13. Cooperativa
    Vinícius Santana
    1°Ano

    O Conhecimento é tudo. Mostrar aos nossos jovens a verdadeira fonte da verdade é essencial para a construção do conhecimento

    ResponderExcluir
  14. Ok! Encerrada a primeira etapa de postagens (18/05/2009)
    Agora é para valer, caprichem nos comentários!

    Naihara

    ResponderExcluir
  15. Oi Naihara,
    como te disse no curso de mídias, Amélia é filha de Santo Amaro, tão filha que a Cachoeira do Urubu é um dos pontos visitados pela comunidade Ameliense, Oliveira dos Campinhos e todo entorno do recôncavo que antes pertencia a Santo Amaro. Parabéns pelo blog e pelo trabalho de campo com os estudantes.

    ResponderExcluir